Dieta vegana pode beneficiar os diabéticos

Saúde e Bem-Estar

De acordo com um estudo realizado na Universidade de Londres, na Inglaterra, uma dieta baseada em vegetais pode ajudar a melhorar a saúde física e mental das pessoas infelizes com diabetes tipo 2. “Eles se sentem mais no controle de sua saúde e, portanto, seu humor e bem-estar geral melhoram”, disse Anastasios Toumpanakis, principal autor do estudo.
Os pesquisadores por trás da revisão acreditam que isso acontece porque uma dieta baseada em vegetais os ajudou a controlar melhor o diabetes. Dietas veganas eliminam todos os produtos de origem animal de sua alimentação, incluindo ovos e laticínios, segundo Rahaf Al Bochi, uma nutricionista registrada e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética.
Para revisão de evidências, os pesquisadores coletaram dados de 433 participantes em 11 diferentes ensaios clínicos. Desses ensaios, oito envolviam dietas totalmente veganas, enquanto o restante era vegetariano. Os ensaios duraram em média 23 semanas. “Estes estudos demonstraram que este padrão alimentar os ajudou a controlar melhor os seus níveis de glicose no sangue, bem como melhorar os seus níveis de lipídos e colesterol”, disse Toumpanakis.
Os participantes que mantinham a dieta vegana também experimentaram um alívio acentuado de suas dores nervosas relacionadas ao diabetes, sugerindo que tal plano alimentar poderia retardar o dano neural progressivo associado ao diabetes e causar a diminuição dos medicamentos. Além disso, os participantes apresentaram uma melhora significativa no bem-estar psicológico, com quedas nos níveis de depressão, consequentemente melhorando a qualidade de vida.
“Nós diríamos que as pessoas com diabetes tipo 2 seguindo uma dieta baseada em vegetais podem ser mais felizes pois, como os estudos sugerem, a maioria descobre que através desse padrão alimentar eles podem ter um melhor controle de sua condição”, disse Toumpanakis.
Observando que tanto a Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos quanto o Colégio Americano de Endocrinologia promovem dietas vegetarianas ou veganas como o melhor plano nutricional para pessoas com diabetes, os autores do estudo concordam que não há nada a perder nessa mudança de hábitos.
Fonte: Consumer Healthday

Posts Relacionados

Nova tecnologia permite tirar sangue sem falhar veias Encontrar a veia de um paciente através do toque nem sempre é fácil e gera, muitas vezes, incômodo e transtorno. Este problema, recorrente ao se colet...
A pré-disposição de idosos a determinados transtornos mentais Período de grandes mudanças, a terceira idade é caracterizada pela vulnerabilidade dos idosos a determinados transtornos mentais, causados por alteraç...
Aplicativos podem melhorar o controle glicêmico e contribuir no autogerenciamento do Diabetes? Espera-se que, globalmente, o número de pacientes com Diabetes aumente para mais de 500 milhões até 2030. Pensando nisso, uma pesquisa realizada no R...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *