Dieta vegana pode beneficiar os diabéticos

Saúde e Bem-Estar

De acordo com um estudo realizado na Universidade de Londres, na Inglaterra, uma dieta baseada em vegetais pode ajudar a melhorar a saúde física e mental das pessoas infelizes com diabetes tipo 2. “Eles se sentem mais no controle de sua saúde e, portanto, seu humor e bem-estar geral melhoram”, disse Anastasios Toumpanakis, principal autor do estudo.
Os pesquisadores por trás da revisão acreditam que isso acontece porque uma dieta baseada em vegetais os ajudou a controlar melhor o diabetes. Dietas veganas eliminam todos os produtos de origem animal de sua alimentação, incluindo ovos e laticínios, segundo Rahaf Al Bochi, uma nutricionista registrada e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética.
Para revisão de evidências, os pesquisadores coletaram dados de 433 participantes em 11 diferentes ensaios clínicos. Desses ensaios, oito envolviam dietas totalmente veganas, enquanto o restante era vegetariano. Os ensaios duraram em média 23 semanas. “Estes estudos demonstraram que este padrão alimentar os ajudou a controlar melhor os seus níveis de glicose no sangue, bem como melhorar os seus níveis de lipídos e colesterol”, disse Toumpanakis.
Os participantes que mantinham a dieta vegana também experimentaram um alívio acentuado de suas dores nervosas relacionadas ao diabetes, sugerindo que tal plano alimentar poderia retardar o dano neural progressivo associado ao diabetes e causar a diminuição dos medicamentos. Além disso, os participantes apresentaram uma melhora significativa no bem-estar psicológico, com quedas nos níveis de depressão, consequentemente melhorando a qualidade de vida.
“Nós diríamos que as pessoas com diabetes tipo 2 seguindo uma dieta baseada em vegetais podem ser mais felizes pois, como os estudos sugerem, a maioria descobre que através desse padrão alimentar eles podem ter um melhor controle de sua condição”, disse Toumpanakis.
Observando que tanto a Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos quanto o Colégio Americano de Endocrinologia promovem dietas vegetarianas ou veganas como o melhor plano nutricional para pessoas com diabetes, os autores do estudo concordam que não há nada a perder nessa mudança de hábitos.
Fonte: Consumer Healthday

Posts Relacionados

Infartei! E agora? Primeiramente, vamos definir infarto como um tipo de Síndrome Coronariana Aguda (SCA), caracterizado pela morte de parte do músculo do coração (mio...
Saiba quando tratar as varizes Cerca de metade da população terá um dia um problema de veia. Para algumas pessoas, pode envolver as “veias de aranha”, que são mais finas e manchadas...
Suas pernas doem no verão? Se suas pernas doem ou incomodam nesta época do ano, saiba que é devido à dilatação das suas veias por causa do calor, pela permanência por muito temp...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *