Como escolher os óleos corretos?

Saúde e Bem-Estar

Os óleos são um dos ingredientes mais utilizados na culinária e são também alternativas saudáveis tanto quanto a manteiga e a margarina.
Todos os óleos de cozinha, incluindo óleo de oliva, canola e amendoim, contêm 14 gramas de gordura total por colher de sopa e aproximadamente 120 calorias. Portanto, meça as quantidades cuidadosamente, pois, apesar de algumas gorduras serem essenciais para uma boa saúde e estas serem excelentes escolhas, elas ainda são ricas em calorias.

Para cozimento em alta temperatura, como frituras ou quando estiver assando carne, use óleos de alto índice de fumaça, como canola, uva e óleos de cártamo. Para refogar legumes em fogo médio, use azeite extravirgem ou óleo de abacate, que se tornou popular nos últimos anos. Desde que o cozimento use calor suave, você pode utilizar com qualquer óleo da sua preferência. Para receitas de bolo e brownie, tente substituir a manteiga com azeite leve, que tem muito menos gordura saturada e um sabor leve.

Embora todos os óleos sejam ótimos para molhos de saladas, experimente óleos aromáticos de nozes, como óleo de noz ou óleo de avelã, e óleos de sementes, como óleo de semente de abóbora e óleo de linhaça, para dar um toque especial. Mantenha-os refrigerados para evitar que fiquem desagradáveis – eles são muito delicados. Deixe-os chegar à temperatura ambiente se engrossar na geladeira.

Aqui está uma receita de molho fácil que você pode usar em qualquer salada de lado ou mais de legumes picados, frios. Funciona especialmente bem com agrião e com sabor picante.

Salada de Agrião

  • 2 colheres de sopa de óleo de noz
  • 1 colher de chá de mostarda Dijon
  • 1/4 colher de chá de sal de alho
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
  • 8 onças de agrião
  • 16 metades de noz, picadas grosseiramente

Bata o óleo, a mostarda e o sal de alho em uma tigela grande. Adicione o vinagre e bata novamente. Adicione o agrião e misture bem. Divida entre quatro pratos e cubra com quantidades iguais de nozes picadas.

Rendimento: 4 porções.

Fonte: https://consumer.healthday.com/vitamins-and-nutrition-information-27/cooking-recipes-156/how-to-choose-the-right-cooking-oils-741864.html

Posts Relacionados

Quando a FADIGA se torna ASTENIA. Será que você tem?   Essas perguntas podem parecer estranhas. Entretanto, na maioria das vezes, o cansaço (ou fadiga) é natural. É um sinal do nosso corpo mo...
Hipertensão na Gravidez – Previna-se! Uma grávida pode ter hipertensão seja porque já era hipertensa antes de engravidar ou porque desenvolveu hipertensão arterial durante a sua gestação. ...
Suas pernas doem no verão? Se suas pernas doem ou incomodam nesta época do ano, saiba que é devido à dilatação das suas veias por causa do calor, pela permanência por muito temp...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *