Aplicativos podem melhorar o controle glicêmico e contribuir no autogerenciamento do Diabetes?

Saúde e Bem-Estar

Espera-se que, globalmente, o número de pacientes com Diabetes aumente para mais de 500 milhões até 2030.

Pensando nisso, uma pesquisa realizada no Reino Unido destacou a necessidade de novos modelos de serviços que contribuam na autogestão da doença de forma estruturada, efetiva e econômica no universo de saúde e de cuidado no tratamento do paciente diabético.

Neste estudo, os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Cardiff apontam os aplicativos como um potencial e eficaz método não medicamentoso para ajudar no controle glicêmico e, portanto, na autogestão de pacientes com Diabetes tipo 2.

Até o final da década, em todo o mundo, é previsto que o uso de telefone móvel exceda os 5 milhões. Portanto, por ser de fácil acesso, baixo custo e oferecer interatividade e dinâmica na promoção da saúde, os aplicativos de celulares são considerados uma ferramenta promissora para o autogerenciamento do Diabetes, e acessível para toda a população.

A tecnologia pode demonstrar efeitos clínicos positivos tanto para o Diabetes tipo 2 quanto para outras doenças, especialmente as crônicas, que necessitam de um maior autocontrole e gerenciamento. Muitas ferramentas digitais já contribuem para isso. Entretanto, pesquisas e a busca por maior conhecimento, tanto por parte dos profissionais que elaboram quanto daqueles que a utilizam, proporcionarão um novo ambiente de metodologias não medicamentosas que auxiliarão para o melhor tratamento dos pacientes.

Sendo assim, como o uso de aplicativos como terapia auxiliar de autogestão, para o Diabetes tipo 2 e outras enfermidades, pode ser um diferencial no seu controle, procure seu médico e, junto com ele, busque os que mais se adequam ao seu caso.

app_diabetes_2

Posts Relacionados

Nova tecnologia permite tirar sangue sem falhar veias Encontrar a veia de um paciente através do toque nem sempre é fácil e gera, muitas vezes, incômodo e transtorno. Este problema, recorrente ao se colet...
Como a depressão se manifesta em homens e mulheres Diferenças nos diagnósticos Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 320 milhões de pessoas no mundo lutam contra a depressão todos os ...
Como escolher os óleos corretos? Os óleos são um dos ingredientes mais utilizados na culinária e são também alternativas saudáveis tanto quanto a manteiga e a margarina. Todos os óle...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *