Angina Pectoris (Dor no peito)

Saúde e Bem-Estar

Angina Pectoris (Dor no peito)
por Laurie Udesky

O que é Angina Pectoris?
Angina é uma dor ou desconforto temporário no peito, que ocorre quando não chega sangue oxigenado o suficiente no músculo cardíaco. Às vezes, a angina parece com uma queimação no peito, uma sensação similar que você pode ter depois de comer uma refeição pesada. Mas se você sentir essa dor regularmente, isso pode ser um sintoma de doença do coração.
O que causa?
Angina é o sinal mais frequente de que você tem uma doença no coração, especificamente um bloqueio de uma ou mais artérias coronárias que irrigam o musculo cardíaco. De fato, angina é o sintoma mais típico de doença no coração. Nos Estados Unidos, aproximadamente 9,8 milhões de pessoas sofrem de angina. Uma crise de angina ocorre quando o bloqueio da coronária impede o fluxo sanguíneo, levando a diminuição de fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco.

A angina causa ou piora uma condição cardíaca?
Normalmente, angina não causa qualquer dano cardíaco. Angina é mais como um sinal de aviso, e pode significar que você sofre risco de ter um infarto. Se você está subindo uma ladeira, tendo uma discussão com alguém, e sente essa dor, ela é o sinal que seu coração encontra de te falar que você está fazendo-o trabalhar muito, e ele não está recebendo sangue e oxigênio o suficiente.

Quais são os sintomas da angina?
Apesar de variarem de pessoa a pessoa, esses são os sintomas típicos:

  • Dor aguda ou incômoda, aperto, pressão, compressão, sensação de queimação no peito.
  • Dor nos braços, pescoço, mandíbula, costas, acompanhada de desconforto no peito
  • Formigamento, dor ou dormência nos cotovelos, braços ou pulsos (especialmente no braço esquerdo)
  • Falta de ar
  • Transpiração
  • Náusea
  • Fadiga
  • Ansiedade
  • Tontura

Como a angina é diagnosticada?
Através dos sintomas e teste de esforço (geralmente, andar numa esteira). Você será ligado a um eletrocardiograma (ECG), que mede a atividade elétrica do coração antes, durante e depois do teste de esforço, e sua pressão arterial é monitorada durante o teste. Mudanças características ocorrem no ECG se existir doença cardíaca. Outros testes, como uma angiografia podem ser solicitados. Na angiografia, um contraste é injetado no sangue e é tirado um raio-x do coração e de suas artérias coronárias.

Como sei que estou tendo um ataque de angina?
É fácil confundir uma crise de angina com um infarto. Os dois tendem a começar com dor no peito. Ambos são marcados pela dor, dormência, ou formigamento no pescoço, ombros, braços e mandíbula. A diferença é que a angina tende a passar com poucos minutos.
Se você está tendo um infarto, a dor não passa, e pode se tornar mais intensa. Apesar da angina causar dor no peito e desconforto, a dor do infarto é geralmente mais severa. Mulheres geralmente podem sentir a dor do infarto diferentemente de um homem e pode ter sintomas não relacionados com dor no peito, como: falta de ar, náusea, sudorese, confusão, fadigas não usuais. Se você alguma vez sentir um desses sintomas, entre em contato com seu médico.
Se você tiver problemas de coração, será mais saudável se você seguir essas diretrizes:

  • Controlar a pressão arterial, diabetes e altos níveis de colesterol.
  • Manter uma dieta saudável com baixas calorias e pouco sal.
  • Evitar veementemente o tabagismo.
  • Reduzir ou parar o consumo de álcool.
  • Manter o peso ideal.
  • Consultar médico sobre a pratica de atividades físicas.

Algumas doenças do coração podem ser controladas, amenizadas ou até mesmo revertidas pela prática de exercício, bons hábitos alimentares e mudança no estilo de vida. Consulte seu médico.

Posts Relacionados

10 Coisas que Você Precisa Saber sobre Tireoide Com forma bem parecida com a de uma borboleta, a glândula tireoide é localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão. Reguladora ...
O que é Esclerose Múltipla? A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune – ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso ...
Febre Amarela A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores e possui dois ciclos de transmissão: silv...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *