Realidade Virtual aliada a reabilitação de pacientes pós AVC.

Pesquisa

Segundo um novo estudo, a terapia de realidade virtual para pacientes pós AVC é tão eficaz quanto a fisioterapia padrão. Este novo instrumento de telemedicina, permitirá que o tratamento seja adaptado a cada caso individual, evitando hospitalizações que sejam traumáticas para o paciente e caras para o sistema de saúde.

Um AVC ocorre quando o suprimento de sangue de parte do cérebro é cortado ou reduzido severamente, privando o tecido cerebral de oxigênio e nutrientes. Em poucos minutos, as células cerebrais começam a morrer, o que pode causar perda de memória e controle muscular prejudicado.

Pesquisadores da Dinamarca realizaram o estudo durante um período de quatro semanas com sessões de quatro a cinco horas. Ele foi focado na área superior do corpo e envolveu 120 pacientes com idade média de 62 anos, que sofreram um AVC aproximadamente um mês antes do início do estudo.

Cada um dos participantes apresentou fraqueza muscular de moderada a grave ou algum comprometimento em seus membros superiores.

Os pacientes foram divididos em dois grupos: o primeiro grupo praticava terapia física e ocupacional padrão, enquanto o segundo praticava terapia de realidade virtual projetada para reabilitação.

A terapia de realidade virtual foi adaptada para cada paciente de acordo com as suas habilidades e envolveu jogos que incorporaram movimentos de braços, mãos e dedos.

Os pesquisadores descobriram que ambos os grupos apresentaram uma melhora substancial no movimento e no funcionamento dos braços, das mãos e dos dedos, mas não houve diferença entre os dois grupos.

Posts Relacionados

Novo laboratório da Servier é instalado para acelerar a descoberta de medicamentos inovadores A nova plataforma tecnológica criada pela Servier foi inaugurada em 23 de junho de 2016. Projetado em parceria com Síncrotron SOLEIL e NovAliX, o novo...
Aplicativo pode ajudar pacientes com câncer de pulmão a viverem mais Em última pesquisa de análise mundial tivemos que a incidência de novos casos de câncer de pulmão foi de 1,82 milhão no ano de 2012, sendo 68% em home...
Fiocruz e Servier premiam pesquisas brasileiras em Neurociência Na quarta-feira, 11/07, aconteceu, no auditório do Museu da Vida, em Manguinhos, a cerimônia de entrega do 1º Prêmio Internacional Fiocruz Servier de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *